Brasil

Moradores da cidade de paraibano comemoram 67 anos de existência da cidade.

Publicada em 06/01/20 as 16:28h por Rádio Terra Verde - 65 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Paraibano  (Foto: Rádio Terra Verde)

















São João Dos Patos – MA 06/01/2020.

Quando se trata de aniversario, oque vem na mente é festa e hoje a festa está acontecendo na vizinha cidade de Paraibano pouco mais de 40 quilômetros de São João dos Patos.

 

As tradições de comemorações em paraibano sempre são mantidas, com futebol a tarde, a noite bandas na praça, comidas típicas e muita gente bonita. Antes de algumas imagens conheça um pouco resumido da historia de Paraibano.

Em 1920, chegava ao local onde hoje se situa a cidade, o paraibano Antônio Brito Lira, acompanhado de seus familiares, em busca de melhores condições de vida, já que a seca assolava seu Estado.

 

Alí, já encontrou o Sr. José Fernandes que residia só e se dizia dono das terras e de quem, mais tarde, Antônio Brito adquiriu a gleba. O novo proprietário, então, deu início à exploração agrícola, alcançando grande sucesso na produção.

 

Com a chegada de novos moradores, foi o povoado progredindo e tomando outro aspecto, com a construção de casas de telha, abertura de estabelecimento comerciais e crescimento elevado da produção agrícola, ao ponto de ter que exportar os produtos, até para outros Estados. 

 

Em 1931, João Brito Lira organizou uma "feira", onde todos pudessem comercializar seus produtos, causando grande repercussão, além dos resultados positivos auferidos pelos produtores.

 

Em 1937, foi construída a capela de São Sebastião, Padroeiro do lugar. Em 1945, os filhos de Antônio Brito Lira, mandaram construir um mercado, para onde foi transferida a "feira". Em 1952, o povoado que já se equiparava à sede, "Pastos Bons", foi elevado à categoria de município pela lei nº 841, de 30 dezembro, com o nome de Paraibano, em homenagem a seu fundador.

 

 A área integrante do atual município foi desmembrada de Pastos Bons. Formação Administrativa: 

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Paraibano, pela lei estadual nº 841, de 30 de dezembro de 1952, desmembrado de Pastos Bons. Sede no atual distrito de Paraibano ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 1º de janeiro de 1953. 

 

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. Outras características - 

Em julho, é realizada a Grande Vaquejada de Paraibano, uma das maiores e mais tradicionais do estado do Maranhão, atraindo um grande número de turistas de todo o estado, e também do vizinho estado do Piauí.

FESTA

Então pra animar mais ainda as comemorações, hoje tem em praça publica umas das bandas que vem fazendo grande sucesso no brasil que é a banda toca do vale com seus Ritimos animadores.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual o melhor canal de noticias de São João dos Patos?.

 facebook
 Whatsapp
 Instagram







.

ligue e participe

99984772278

Visitas: 86675
Usuários Online: 25
Copyright (c) 2020 - Rádio Terra Verde - veja e sinta